terça-feira, 25 de maio de 2010

Parque da Disney no Rio de Janeiro pode ser Realidade - Parte 01

Clique aqui para ler o update deste artigo do dia 06 de junho de 2011

Parque da Disney no Rio é proposta para evitar quebra dos hotéis após Olimpíada

Especialistas do BNDES apresentam ideia em evento sobre desenvolvimento
do R7, no Rio

Para evitar a quebra da rede hoteleira do Rio de Janeiro após a “febre” provocada pela Olimpíada de 2016, um grupo formados por economistas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e um assessor da prefeitura da capital vão apresentar a proposta de criação de um parque da Disney na cidade durante a 22ª edição do Fórum Nacional.

O projeto será apresentado no evento, que acontece até a próxima quinta-feira (20), no BNDES no Rio. O trabalho, segundo um dos autores, o economista Fábio Giambiagi, chefe do departamento de risco de mercado do BNDES, tem 35 páginas sobre a Olimpíada e seu legado e, em duas páginas, a ideia do parque é defendida.

-Não pode haver a Olimpíada e depois a cidade ficar sem meta. Após esse evento a cidade tem de se reinventar. Um exemplo disso é Barcelona, sede das Olimpíadas de 1992.

Segundo Giambiagi, para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 a rede hoteleira carioca tem de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de leitos. Como para sobreviver os hotéis precisam de ocupação média entre 50% e 70%, a cidade precisa ter condições para atrair os turistas em uma escala maior que a atual. Para isso, um investimento como um parque da Disney seria ideal após as Olimpíadas.

O economista defende que a ideia é viável porque a Disney vive uma tendência de expansão pois, além de ter parques nos EUA, também está na Europa e sua última instalação fora do continente americano foi na Asia.

 - Esperamos que em dez anos a Disney coloque o pé na América Latina e não será no México porque não tem sentido por causa da proximidade com os EUA, com Orlando, por exemplo. O Brasil é um local natural, principalmente com a economia em crescimento.

No Brasil, segundo Giambiagi, dificilmente haverá um lugar com condições superáveis ao Rio, com potencial turístico e que atrai habitantes de todo Brasil e América do Sul.

- Uma pessoa que mora em Córdoba, por exemplo, segunda cidade mais importante da Argentina, tem dificuldade de ir para Miami. Mas, se houver uma ponte aérea com o Rio, é possível que essa pessoa venha duas ou três vezes [na vida] à Disney daqui.

Um parque da Disney, segundo o economista, seria, além de mais um atrativo na cidade, uma opção para os dias de chuva.

-[Para uma viagem] ao Rio depende muito do tempo. Em Paris, por exemplo, se chover todo mundo vai para os museus. Já se for uma época de chuva, o turista não escolhe vir para o Rio.

Giambiagi deixou claro que a ideia da criação do parque está no âmbito da proposta e que não há nenhuma negociação com a Disney. A reportagem do R7 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da corporação, mas não conseguiu.

Assessoria da Disney Brasil desmente construção de parque em Curitiba

Boato surgiu em blogs de turismo e diversão




Uma notícia que está circulando na internet tem animado a área de turismo e diversão em toda a região sul do Brasil. Seria a construção do complexo Disney em Curitiba.



O falso comunicado diz que a construção está prevista para agosto de 2011 e apresenta duração de cinco anos. O blogueiro caluniador ainda inventa a área que a “DisneyLand Brazil seria construída cerca de 25 Km², mantida em sigilo que também contaria em seu complexo a DisneyArea: ‘cidade’ que sediaria todos os empreendimentos de mídia do famoso grupo americano através da criação da The Walt Disney Company Brazil, braço independente da Disney Latin America”.



A assessoria de imprensa da Disney desmentiu por telefone nesta terça-feira (23) todas as informações correspondentes ao fato da construção do parque temático e afirmou ainda que a empresa não planeja nenhum investimento no Brasil. O escritório emitirá um comunicado oficial até a próxima semana.




publicado em 18/05/2010 às 18h14:

Um comentário:

Anônimo disse...

que o nosso senhor jesus criso não permita que isso aconteça meu dEUS!!!!