terça-feira, 13 de julho de 2010

A Influência Disney e a Feira Mundia de Nova York (1964 - 1965)





As maiores filas na feira de New York de 1964-1965 eram para as 4 atrações criadas por Walt Disney. Após o fim da feira, Walt levou essas atrações para a Disneyland, na California.








A feira também é conhecida como o veículo utilizado por Walt Disney para projetar e aperfeiçoar o sistema de "audio-animatronics", no qual uma combinação de som, eletrônica, mecânica e computadores, controlam os movimentos de robôs de forma realista para que pareçam "atores" vivos e reais.



Essas foram as 4 atrações feitas pela Disney para a Feira:








    * No "it's a small world", atração no pavilhão da Pepsi, bonecos e animais animados se divertem num espírito de unidade internacional durante um passeio de barco dos convidados. A música foi feita pelos irmãos Sherman. Os rostos dos bonecos eram todos idênticos, criados pelo artista Gregory S. Marinello em conjunto com Walt Disney.



    * General Electric patrocinou "Progressland" aonde a platéia sentava num auditório circular aonde via uma espécie de teatro onde todos os atores eram audio-animatronics e apresentavam a progresso da eletricidade nos lares americanos através das décadas. A música dos irmãos Sherman, "There's a Great Big Beautiful Tomorrow" foi composta para esta atração.








    * Ford Motor apresentou Disney's "The Magic Skyway," a 2ª atração mais popular da feira, que utilizava carros da Ford para mover a audiência pelo cenário aonde o público encontrava dinossauros e homens das cavernas audio-animatronics de tamanho real.



    * No pavilhão de Illinois, O audio-animatronic PERFEITO de Abraham Lincoln recitava seu famoso discurso em "Great Moments with Mr. Lincoln".








Após a feira, houve alguma discussão sobre a Disney continuar com essas exposições convertendo o local em uma versão da Disneyland da Costa Leste, mas essa idéia foi abandonada. Em vez disso, a Disney levou várias dessas atrações para a Disneylandia e posteriormente a outros parques temáticos Disney.



O Walt Disney World é essencialmente a concretização do conceito original de "Disneyland da Costa Leste", com a Epcot tendo sido projetado finalmente como um tributo à "Feira Mundial Permanente" em 1982. Duas atrações da feira estão no Walt Disney World, em Orlando, até hoje: "It's a Small World" e "Carousel of Progress".



E ainda: O Skyway Magic inspirou o PeopleMover e, posteriormente, a Tomorrowland Transit Authority, e grandes momentos com o Sr. Lincoln foi expandido para o Hall dos Presidentes.








Nenhum comentário: