quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Há 69 anos atrás, 'Saludos Amigos' estreava no Rio de Janeiro

"Saludos Amigos" é um longa-metragem que teve sua estréia mundial no Rio de Janeiro neste dia em 1942. Quatro segmentos de animação foram introduzidas: "Lago Titicaca", "Pedro", "El Gaucho Goofy", e "Aquarela do Brasil", que contou com Pato Donald e um novo personagem da Disney, o papagaio José Carioca. No vídeo abaixo, veremos exatamente a última parte deste longa que mostra imagens do Rio de Janeiro na década de 40 e, em seguida, começa o desenho "Aquarela do Brasil".
  
O Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt E. Disney dentro do Copacabana Palace Hotel. Ele disse que amou tanto o Rio de Janeiro que tinha que deixar um presente para os cariocas. 


O filme foi produzido na época em que Walt Disney passou a incluir temas latino-americanos em seus filmes, como parte de uma Política de Boa Vizinhança. Na primavera de 1941, o governo pergunto à Walt se ele faria uma viagem sul-americana. Walt concordou sob a condição de que a viagem seria uma viagem de pesquisa para desenvolver verdadeiros filmes que o estúdio teria então que produzir. A história continua nas palavras do próprio Walt, quando ele discutiu Saludos Amigos em entrevista CBC (Você poderá ver também no vídeo abaixo): "Eu levei uma equipe e montamos sede no Rio na Argentina. Depois fomos até ao Chile e dividimos a equipe lá com alguns dos meus artistas subindo até o Peru. Quando voltamos eu fiz esses quatro curtas-metragens ... Estes quatro filmes foram feitos mais ou menos juntos e foram para o cinema. Todos acharam que a Disney precisaria de subsídio mas, felizmente, foi tudo um sucesso e o Governo dos Estados Unidos não teve que gastar um único centavo."

Nenhum comentário: